Por: Valmar Oliveira
Sabemos que o Mp3 veio para ficar. Atualmente, as bandas que gravam seus CDs, pagam a gravação de seu próprio bolso. Algumas bandas tem lançado seu material em cd gravável, o Cd-R. Outras bandas, lançam seu material de forma mais profissional, no Cd injetado, ou como se diz por ai, o cd “original”, “de fábrica”. Esse material é voltado para os verdadeiros amantes da musica, que se preocupam em ter o material com a melhor qualidade possível.
Atualmente, as bandas lançam de forma independente, por meio de cooperativa, por selos menores ou gravadoras já conceituadas. O Cd não vende mais como antigamente, mas encontra ainda seu espaço entre os fãs de musica, que preferem ter seu artefato com um belo encarte e bom acabamento, fazendo o Cd se tornar cada vez mais um artigo de colecionador, assim como o vinil.
Ensaios constantes, shows, compra de equipamento... é um árduo caminho a ser trilhado, até ter seu material lançado de forma oficial. Normalmente, nos dias de hoje, a banda paga todos os custos, da gravação, mixagem e masterização. Selos, em sua grande maioria, apenas prensam, ou agem como distribuidoras.
As bandas baianas têm lutado para seguir adiante no cenário local, e algumas se destacando no cenário nacional, e até internacional.
A dica é: Apóiem as banda locais!! Apóie sua cena!! Faça-a forte!!!
Nossa cena carece de visibilidade, então, nada mais justo que, se gostarem do disco, comprem o material original, seja Cd, camisa ou patch. A banda investiu muito tempo e dinheiro para que seu produto viesse à tona, houve muita luta para lançar algo, e com aprovação do público.
Uma campanha: Bahia Rock Machine e Reidjou.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Definitivamente o melhor acervo de Rock n Metal da Bahia reunidos em um só lugar..Releases | Bandas | Downloads | Notícias | Agendas |
Deixe seu comentários sobre esse post. Por favor, seja coerente, não use este epaço para ofender os usuários do blog ou quem quer que seja. Caso queira fazer alguma crítica ou reclamação. Mande-nos um e-mail.
guilhermemcn@ig.com.br