Pages

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Release: Nenhum Paraíso te Espera (Scarabaeus) Por Fernando Júnior

Resenha de CD originalmente publicada pelo site Rock on Stage

Por Fernando Júnior

Nota: 09.0/10.0

Foi provavelmente em 2008 que me dei conta da existência do quarteto SCARABAEUS (formada atualmente por Marco Romano nos vocais, Elvis Vive na guitarra, Marcelo Peixe na bateria, Jef Effren no baixo), quando ganhei de um amigo da rádio local o álbum “Escaravelho Metálico”, que além de onze ótimas canções, que caminham mais para o Heavy Metal e o Hard Rock são cantadas em português, conta com um ótimo encarte e um formato em digipack. Mal sabia eu que um dos integrantes da banda se tornaria um grande amigo e que é de Espírito Santo do Pinhal/SP como o Rock On Stage.

Bem, passados alguns anos, agora em 2013 o SCARABAEUS está de volta com seu novo CD, o álbum “Nenhum Paraíso Te Espera”, que foi gravado no estúdio JM (de propriedade do músico Joel Moncorvo) entre dezembro de 2011 e abril de 2012 em Salvador/BA, local de origem da banda. Aliás, o renomado baixista baiano é quem assina a produção, mixagem e masterização do disco.

“Nenhum Paraíso Te Espera” é aberto com “Cândida”, que começa com curtos vocais em coro trazendo o ritmo Rock’n'Roll do SCARABAEUS em uma boa letra cantada em português e com agradáveis melodias. Com a guitarra, o baixo e a bateria evoluindo muito bem, temos a harmonia de “Comando Réptil”, que apresenta um andamento que te envolve, também pelo jeito que Marco Romano canta seus versos junto ao convidado Jean Pierre Dykeman, que participa também das demais músicas do álbum. Em “Fome Será Rock Breve”, o SCARABAEUS exibe ótimos bons riffs nas linhas de guitarra de Elvis Vive e boas viradas na bateria de Marcelo Peixe em uma linha mais suave flertando com o Pop, que está muito bem vocalizada e que cairá no gosto do ouvinte justamente por essa leveza.

Também caminhando por linhas mais calmas temos “Suor Rising”, onde o quarteto fez uma bela mistura de letras em português e inglês, que recebem o convidado Eric Almeida no saxofone. Quero chamar sua atenção para perceber a musicalidade e a técnica que é passada no baixo de Jef Effren, na guitarra de Elvis Vive e na bateria de Marcelo Peixe, que transitam quase para o Jazz, mas seguem suas bases Rock’n'Roll. Com o baixo de Jef Effren e a guitarra de Elvis Vive, em um ritmo mais rápido contando com a participação do guitarrista Ricardo Caldas, recebemos as boas evoluções presentes em “Nem No Céu, Nem Na Terra”, cujo estilo Hard Rock “te pega” na hora lembrando do Golpe de Estado e o mais bacana, o refrão mostra o porque do título do disco.

Começando com a flauta do convidado Eric Almeida, que faz o clima e com alguns dedilhados em uma linha mais calma, “Conexão Dois” é a sexta de “Nenhum Paraíso Te Espera” e somos levados assim para outra boa dose de Rock’n'Roll, pois o que estava calmo ganha riffs com distorções na medida certa e o vocalista Marco Romano canta de uma forma suave, porém muito interessante, especialmente pelo jeito que a letra da música foi escrita.

Em “Poder Supremo (Oração Ao Escaravelho)”, a banda faz uma prece introspectiva e até um tanto viajante ao motivo da escolha do seu nome, detalhe: Elvis Vive deixa a guitarra soar rasgada ao fundo da boa melodia vocalizada por Marco Romano. Com o toque de sinos e uma aura mais obscura chega a vez de “Tempo Inexorável”, que traz Ricardo Caldas junto a Elvis Vive nas guitarras nos exibindo ótimos solos, que estão bem amparados pelo baixo de Jef Effren e pela bateria de Marcelo Peixe. Ao ouvir esta oitava canção de “Nenhum Paraíso Te Espera” atente para as mensagens contidas em sua letra.

Mergulhando em um momento mais introspectivo, que posteriormente é emergido em um Rock’n'Roll dos bons, “Aeronaves Mutantes” nos mostra uma letra com algumas sutis críticas e que é de fácil assimilação cantada sem forçar por Marco Romano. Com a guitarra de Elvis Vive produzindo riffs os mais pesados de “Nenhum Paraíso Te Espera” chegamos a “Monte de Vênus”, que além de um andamento bem Rock’n'Roll conta com uma letra cheia de ironia, boas rimas e um bom refrão, além de solos rápidos e precisos. Com muita técnica nos toques da bateria de Marcelo Peixe e na guitarra de Elvis Vive “Passional” exibe boas variações de andamento, que ora estão mais rápidas ora mais suaves encerrando assim o CD com muita moral.

“Nenhum Paraíso Te Espera” é um ótimo disco de Rock que mostra uma banda que não tem medo de ousar em suas experimentações e é capaz de conquistar o ouvinte facilmente. Embora o disco esteja disponível para download gratuito no site do SCARABAEUS, recomendo mesmo você adquirir sua versão física, que tem uma excelente qualidade gráfica.


Banda: Scarabaeus

Origem: Salvador\bahia

Gênero:  Hard Rock

Álbum: Nenhum Paraíso te Espera

Ano: 2012

Produção: Joel Moncorvo (Studio JM)

Links:

Formação:
Marco Romano - Voz
Jef Effren - Baixo
Elvis Vive - Guitarra
Marcelo Peixe - Bateria

Tracks:
01 - Cândida
02 - Comando Réptil
03 - Fome Será Rock Breve
04 - Suor Rising
05 - Nem No Céu, Nem Na Terra
06 - Conexão Dois
07 - Poder Supremo (Oração Ao Escarabeu)
08 - Tempo Inexorável
09 - Aeronaves Mutantes
10 - Monte De Vênus
11 - Passional

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Definitivamente o melhor acervo de Rock n Metal da Bahia reunidos em um só lugar..Releases | Bandas | Downloads | Notícias | Agendas |
Deixe seu comentários sobre esse post. Por favor, seja coerente, não use este epaço para ofender os usuários do blog ou quem quer que seja. Caso queira fazer alguma crítica ou reclamação. Mande-nos um e-mail.
guilhermemcn@ig.com.br