Por: Vitor Franceschini ( Originalmente publicado no Blog Art Metal)
Nota: 8,5
Nota: 8,5
Após quatro anos de fundação, e lançar 1 demo, 1 EP e 2 Splits, os soteropolitanos do Escarnium chegaram ao seu primeiro full-lenght, este “Excruciating Existence”. Atualmente com cinco anos de estrada, o quarteto baiano ainda divulga seu debut e sabiamente.
Sem exagero nenhum, podemos afirmar tranquilamente que o Escarnium é um dos maiores representantes do Death Metal baiano e, por que não, do Brasil. A banda bebe na fonte ‘old school’ do estilo, mas consegue manter uma aura atual em suas composições, e o melhor, está longe de ser ‘plastificado’.
Com um trabalho orgânico e uma boa produção a banda consegue fazer um som extremo, mórbido, maléfico e obscuro. A morbidez se faz presente nos ótimos riffs de guitarra que ainda destilam bons e simples solos. Baixo e bateria possuem coesão e seguram a onda de boa.
O vocal gutural de Victor Elian (também guitarrista) lembra bastante os vocais de Mike Saez (ex-Incantation, Deathrune). Outro fator que chama atenção é a variação rítmica. Apesar de soar brutal a todo o momento, o som da banda alterna momentos mais ‘calmos’ com alguns mais velozes, como pede o bom Death Metal.
Difícil mesmo seria destacar apenas algumas faixas dentre as nove que compõem o trabalho. Se estiver com pressa e precisar de uma referência, ouça Salvation Through Zyklon-B ou a faixa título. O Escarnium prova que o Brasil é sim o país do Metal, mas principalmente do Death Metal. A gente agradece.
Sem exagero nenhum, podemos afirmar tranquilamente que o Escarnium é um dos maiores representantes do Death Metal baiano e, por que não, do Brasil. A banda bebe na fonte ‘old school’ do estilo, mas consegue manter uma aura atual em suas composições, e o melhor, está longe de ser ‘plastificado’.
Com um trabalho orgânico e uma boa produção a banda consegue fazer um som extremo, mórbido, maléfico e obscuro. A morbidez se faz presente nos ótimos riffs de guitarra que ainda destilam bons e simples solos. Baixo e bateria possuem coesão e seguram a onda de boa.
O vocal gutural de Victor Elian (também guitarrista) lembra bastante os vocais de Mike Saez (ex-Incantation, Deathrune). Outro fator que chama atenção é a variação rítmica. Apesar de soar brutal a todo o momento, o som da banda alterna momentos mais ‘calmos’ com alguns mais velozes, como pede o bom Death Metal.
Difícil mesmo seria destacar apenas algumas faixas dentre as nove que compõem o trabalho. Se estiver com pressa e precisar de uma referência, ouça Salvation Through Zyklon-B ou a faixa título. O Escarnium prova que o Brasil é sim o país do Metal, mas principalmente do Death Metal. A gente agradece.
Banda: Escarnium
Origem: Salvador\Bahia
Gênero: Death Metal
Álbum: Excruciating Existence
Ano: 2012
Links:
Facebook
BandCamp
Formação:
Nestor Carrera (Drums)
Vitor Giovanni (Bass)
Victor Ellian ( Guitar, Vocals)
Eucini Santy (Guitar)
Tracks:
1. 731
2. Salvation Through Zyklon-B
3. Excruciating Existence
4. Self Proclaimed Messiah
5. Nuclear Burial
6. Death Metal Terror 03:35
7. Dark Clouds Above Hell's Fire
8. Slaves of an Ending Fate
9. Covered in Decadence (bonus track)
Origem: Salvador\Bahia
Gênero: Death Metal
Álbum: Excruciating Existence
Ano: 2012
Links:
BandCamp
Formação:
Nestor Carrera (Drums)
Vitor Giovanni (Bass)
Victor Ellian ( Guitar, Vocals)
Eucini Santy (Guitar)
Tracks:
1. 731
2. Salvation Through Zyklon-B
3. Excruciating Existence
4. Self Proclaimed Messiah
5. Nuclear Burial
6. Death Metal Terror 03:35
7. Dark Clouds Above Hell's Fire
8. Slaves of an Ending Fate
9. Covered in Decadence (bonus track)
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