segunda-feira, 23 de julho de 2012

Joel Moncorvo - Muito Além do Som (2007)

Nenhum comentário:

Release álbum: (RockonStage)

Se para disco instrumental de um guitarrista muitos já torcem o nariz, o que essas pessoas dirão sobre de um disco com ênfase nas longas cordas de um baixo? A resposta é simples: como o material em questão é de Joel Moncorvo, um dos melhores baixistas brasileiros da atualidade ( membro  também das bandas Slow e Ungodly ) a coisa muda totalmente de figura, e as onze composições que exibem sua soberba técnica no contrabaixo, seja ele um Picollo, Fretless de 6 cordas ou o elétrico Crafter. Muito Além do Som, título do disco de Joel foi gravado no Vértice Studio em Salvador e lançado pela Dynamo Records em 2007.

    Muito Além do Som é aberto justamente pela faixa que o intitula e Joel Moncorvo mostra uma música com melodias bem diversificadas e gostosas de se ouvir. Em seguida temos Profecia e Eletro Tapping que são mais agitadas, mas, mantém o clima agradável no ar, onde destacam-se as performances de Eric de Almeida tocando sax na primeira e Thiago Nogueira repicando a bateria na segunda. Sonata para Isabela é dedicada a filha do instrumentista e é uma balada muito bonita que traz uma sensação de paz. Depois Joel ataca com um contrabaixo Fretless de seis cordas e aplica uma sessão de muitos "slaps" em Groove no Parque e também na faixa seguinte, Alinhamento Cósmico que conta com a participação do mestre Mozart Melo na guitarra adequando-se totalmente a proposta pacífica e harmoniosa que a música passa. A sétima do disco é Slap Sax é uma mescla das técnicas de "slap" com os metais sendo tocado de forma marcante por Éric de Almeida ( sax tenor, sax alto e flauta ), Marcelo Medina ( Trompete e Flugel ) e Gilmar Santos ( Trombone ) com influências de ritmos brasileiros como afoxé e ijexá.

    Sem Palavras que nos traz lindas melodias foi criada a partir da pesquisa " O Contrabaixo e a Criança Surda " que Joel desenvolve no Centro de Atendimento ao Surdo em Salvador, um projeto onde são estudadas as possibilidades do contrabaixo ajudar as crianças portadoras de surdez a desenvolver sua sensibilidade auditiva/corporal. Entranhas é inspirada também na filha Isabela de Joel ( especificamente nos sons do ultrasonografia ) e o resultado é um som único. A viajante Encontro Prometido é dedicada ao seu futuro filho.

    Dança das Almas tem a participação de Felipe Andreoli ( Angra e Karma ), e juntos, a dupla de baixistas encerram Muito Além do Som com técnicas de Slap e Pizzicato trazendo uma atmosfera muito animada ao ouvinte. Enfim, estamos diante de um trabalho muito criativo com momentos de puro jazz, fusion e funk e afirmo: Joel Moncorvo realmente consegue levar nossa 


Nesse totalmente instrumental, podemos encontrar elementos que vão do Fusion, Soul Music, Funk, Baladas chegando até a raízes do Afoxé e do Ijexá. As composições são de autoria do próprio Joel e foram inspiradas em suas vivências e experiências musicais ao logo desses anos. 

Banda: Joel Moncorvo

Origem: Salvador\Bahia

Gênero: Rock\Fusion\Soul


Track List:


1-Muito Além do Som (3:18)
2-Profecia (2:21)
3-Eletro-Tapping (3:20)
4-Sonata para Isabela (3:44)
5-Groove no Parque (3:14)
6-Alinhamento Cósmico (4:10)
7-Slap Sax (4:40)
8-Sem Palavras (4:41)
9-Entranhas (3:51)
10-Encontro Prometido (4:08)
11-Dança das Almas (4:53)


Ficha Técnica:

Joel Moncorvo : Contrabaixo
Mozart Mello (guitarra) na música “Alinhamento Cósmico”.
Felipe Andreoli (contrabaixo) na música “Dança das Almas”.
Bel Reis: Piano Acústico, Piano Elétrico, Rhodes, Órgão, Claves, Teclado, Violino e Violoncelo. 
Éric de Almeida: Sax Alto, Sax Tenor e Flauta. 
Marcelo Medina: Trompete e Flugel
Gilmar Santos: Trombone
Jurandir Santana: Guitarra
Fábio Saffe: Guitarra
Luiz Rocha: Gaita
Thiago Nogueira: Bateria, Shaker e Cowbell

(Lojas Submarino e Americanas adiquira o Cd aqui)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...