O blues é um gênero musical importantíssimo para a música ocidental contemporânea: simplesmente serviu de base para toda a música popular norte-americana, o que significa necessariamente que influenciou diversas gerações de músicos em todo o planeta. Com o fenômeno da globalização surgiu a possibilidade de se viver um estilo musical sem conhecer seu local de origem.Em Vitória da Conquista, capital do sudoeste baiano, existem aqueles que possuem o ritmo do Mississipi em suas veias.
O grupo DISTINTIVO BLUE é uma das grandes provas disso: formado em meados de 2009, mostra o quanto uma banda nova, porém experiente, pode surpreender. Todos os integrantes são remanescentes de bandas conhecidas nos circuitos alternativos locais, como a Tomarock, The New Old Jam, Freebird e Tombstone. A proposta é difundir o blues, priorizando simplicidade e precisão, unindo os clássicos às composições próprias. A banda tem por objetivo entrar para o cast dos grandes nomes do blues nacional representando bem o sudoeste da Bahia.
Em maio de 2011 foi lançado o primeiro CD da banda, o EP Aplicando a Lei, com seis faixas autorais e algumas particularidades: primeiro no tamanho. O EP, gravado em mini-CD cabe na palma da mão e traz ainda uma faixa multimídia com material exclusivo, incluindo o Encarte Virtual, em formato PDF, com todas as letras, textos, fotos e informações sobre essa primeira fase do grupo. Outra peculiaridade é o fato de o primeiro lote ser limitado a apenas 110 cópias numeradas e fabricadas artesanalmente. Na faixa multimídia há conteúdo exclusivo de cada cópia(não há um CD igual a outro). De brinde com o CD ainda havia um adesivo exclusivo. O segundo EP, Riffs, Shuffles, Rock N' Roll, lançado em abril de 2012 trouxe cinco faixas e também uma multimídia, contendo Encarte Virtual, fotos, vídeos e novidades. Trata-se da primeira fase de um grande projeto de gravação do primeiro álbum do grupo, com doze faixas, encarte físico generoso, muito capricho e detalhismo.
Além disso o grupo já participou de coletâneas em nível nacional, como a Máfia da Mortadela - Coletânea Brasileira de Blues vol. I e II (sendo duas vezes a única representante de fora do eixo Rio-São Paulo) e a Coletânea Fora da Caixa vol. 8 - Blue Note, produzida pela Melody Box, um dos mais respeitados portais de música independente do país atualmente. Recentemente foi contemplada por dois editais do Banco do Nordeste/BNDES: o Programa Banco do Nordeste de Cultura / Parceria BNDES Edição 2012, com o projeto Distintivo Blue – Aplicando a Lei (Edição Definitiva) e Edital Programação 2012 – CCBNB Fortaleza, Cariri e Sousa(PB), com o show Distintivo Blue – Todos os Dias. No momento encontra-se em fase de classificação para a segunda etapa do X Festival de Música Educadora FM, um dos maiores festivais de rádios educativas do país, realizado pelo IRDEB (Bahia).
A DB possui um trabalho de divulgação não só de si mesma, mas de todo o universo blues/jazz nacional e internacional: em seu site oficial encontra-se reportagens sobre outros artistas, eventos, dicas de discos, vídeos, livros, imagens, links interessantes e muito mais do tema, produzidos pela própria banda. Algumas seções são semanais. Todas as informações sobre a DISTINTIVO BLUE sempre são publicadas primeiro nesse site, como o diário de bordo, MP3, imagens, agenda, contato, links para comunidades, etc. O endereço é www.distintivoblue.com e está em constante atualização. A banda também acaba de lançar a BLUEZinada!, zine distribuida gratuitamente em suas apresentações, servindo como uma extensão do site, com o objetivo de formar público. A DB entende que o artista é um formador de opinião, e por isso detém a responsabilidade de contribuir de forma educativa para a melhoria da sociedade.
I. Malforea - voz, gaita, kazoo, cajón, theremin e produção
Rômulo Fonseca - guitarra, violão, gaita e voz
Camilo Oliveira - guitarra, violão, banjo e voz
Rodrigo Bispo - contrabaixo
Wesley Lima - bateria
Links: