terça-feira, 8 de maio de 2012

Modus Operandi: Pós Punk Experimental (Salvador\Bahia)


Release:
Formada no ano de 1996 inicialmente por David (contrabaixo, vocais), Igor (percussão metálica), Rodrigo e Rubem (guitarras) além de Veimar (bateria), a Modus Operandi sempre esteve voltada à fusão de estilos musicais até então inexplorados em Salvador como o Pós Punk e o Industrial.

Embora desconhecida do grande público, a M.O. obteve um reconhecimento tardio graças à propaganda boca a boca e a suas performances “sui generis” (conseqüência em parte da utilização de chapas de metal e furadeira como instrumentos musicais). A partir de1998 a banda passa a se apresentar como convidada em diversos eventos na Bahia e em outros estados, tais como: Festival de Música do Teatro do SESI, Arraiá do Rock, II Rock Agosto etc.; que ajudariam a cultivar a fama de banda estranha, porém dotada de uma personalidade musical ímpar.
No ano de 2000, abanda decide abandonar de vez a configuração básica de uma banda de rock tradicional (guitarra-baixo-bateria) e parte para um som mais experimental, que após várias trocas de formação terminou por estabilizar-se com o vocalista David assumindo o sintetizador, Henrique “Letárgico” (contrabaixo), Marcos (sucatas, furadeira, e outros efeitos) e Eduardo (bateria). Abolindo o uso da guitarra e substituindo-a pela furadeira, utilizando-se de um contrabaixo “mutante” graças ao uso de distorção e efeitos, mesclando influências díspares, que graças ao entrosamento dos seus componentes soam coesas, vindas de artistas como: Einstuerzende Neubauten, Pere Ubu, Stooges, Cabaret Voltaire, Ministry, Bauhaus, The Fall, PIL, The Young Gods, etc. e também de bandas nacionais como: Kafka, Vzyadoq Moe, Smack, Treblinka, Meio Homem, etc.

Em 2003 recebe o prêmio de “Melhor Arranjo” e menção especial pela letra da música “Acid Ent” no Festival de Música do Teatro do SESI - Rio Vermelho. Em 2004 obteve a premiação do primeiro lugar no Festival de Música dos Correios, com a música “Visões”. Em2008, abanda é convidada a participar do maior evento gótico/pós punk do Brasil, o Woodgothic Festival. Realizado nos dias 02 e 03 de Maio e reunindo músicos de todo o país, a Modus é reconhecida como banda revelação pelo público, retornando ao festival na segunda edição, em 2010. Neste ano, a Modus toca pela primeira vez em São Paulo, abrindo o inédito show da banda belga de EBM The Klinik, numa produção do Projeto Ferro Velho, assim como participa da gravação do DVD da lendária banda Paulista Das Projekt na comemoração dos 14 anos da produtora Deepland. Em Salvador, toca no Darktronic Live, o maior festival de Gothic Rock/Pos Punk do Nordeste, realizado no Pelourinho, e contando com as bandas Plastique Noir, Days Are Nights, Orquídeas Francesas, entre outras.

Gótico, Industrial, Pós Punk, Robot Rock, Psicodélica... Muitos são os adjetivos para descrever a sonoridade monolítica da Modus Operandi, mas a melhor definição será dada pelo próprio ouvinte! Conheça...

Banda: Modus Operandi

Gênero: Pós Punk Experimental

Origem: Salvador\Bahia

Formação Atual:
Eduardo 'deus' – Bateria\Percussão
Marcos “Tripah” Sampaio – Furadeiras\Sucatas.
Henrique Letárgico- Contrabaixo
David “Vertigo” – Sintetizadores\Voz.

Discografia e Coletâneas:
Introdução (Cassete - 1998)
Radio-Graphia (CD - 2000)

h...estereo... (CD – 2008)
Comunicáveis / YNCXMVNYCKVWYS (2 CD’s – 2010)
BOAS...NOVAS (Coletânea com diversas bandas, onde a M.O. participa com “Visões” - 2004)
BIOELETRIC [.VITAE] (Coletânea com diversas bandas, onde a M.O. participa com “Genocídio” e “Acid Ent” – 2005)
TRIBUTO AO BLACK FUTURE (Coletânea com diversas bandas interpretando músicas da banda carioca “Black Future”. A MO participa com a versão de “Eu sou o Rio”.)

Links

Contatos:
Telefone: (71) 8807-3040 (David)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...