quarta-feira, 30 de maio de 2012

A Voz dos Bairros: Um pouco da Cultura de São Caetano !!!

Banda ConfuSão
O iBahia selecionou  alguns bairros da capital baiana para conferir o que os moradores fazem para se divertir e se alimentar de cultura sem precisar se deslocar para muito longe. O resultado foi uma agenda repleta de dicas boas e baratas (muitas delas gratuitas), para todos os gostos e idades. Os bairros escolhidos foram São Caetano, Itapuã, Nazaré, Sussuarana, Rio Vermelho e Santo Antônio Além do Carmo. Fique atento às atrações de cada bairro e aproveite para conhecer os artistas talentosos da nossa cidade. Faça a sua programação e divirta-se! (Destacamos um trecho da matéria falando de São Caetano clique aqui para ver a matéria completa)
O Café atelier de JC Barreto é um dos espaços culturais de São Caetano


Para quem gosta de reggae, rock, hip hop e poesia, e nunca foi ao bairro para curtir, não sabe o que está perdendo. Graças aos grupos culturais muito bem organizados e articulados do bairro, acontecem eventos como o Musiarte e o São Caetano Resistência, que trazem música, poesia, teatro e capoeira para a comunidade e estão de portas abertas para quem vem de fora. 

O projeto Musiarte, promovido há um pouco mais de quatro anos, é coordenado pelo músico Luciano Robô e acontece de 15 em 15 dias, aos sábados, no bar da Tia Dedé, apelido carinhoso dado a Valdelice Santana, uma senhora muito simpática e acolhedora, que mantém o bar há mais de 20 anos. O lugar, aberto das 9h às 22h é amplo, com quintal ao fundo e já virou um dos espaços culturais do bairro. 

Participaram do Musiarte artistas como Wilson Aragão, Capitão Corisco, do grupo Bando Virado no Mói de Coentro e convidados internacionais como a banda de hardcore crust punk venezuelana Amordazados. Além dos convidados, as atrações fixas do projeto são do próprio bairro, como o grupo de teatro A Pombagem, pautado em poesias de cunho social. O grupo foi criado em 2009 pelos moradores do bairro, os ativistas culturais Fabricio Britto, Patric Adler e Uilton (conhecido como Chicão), porém, como é uma companhia aberta de arte, há também espetáculos onde se encaixam diversos outros atores, dentre eles, o artista de rua Pareta Calderasch, a poetisa Taíssa Cazumbá, o rapper Bruno Suspeito, o poeta Giovane Sobrevivente, entre outros.


Grupo A Pombagem em ação no Espaço Tia Dedé
Grupo A Pombagem em ação no Espaço Tia Dedé
O reggae do músico Val da Mata e o som da banda Confusão, que mistura vários ritmos à música nordestina, também fazem parte das atrações. “Temos muitos artistas bons aqui no bairro, mas a discriminação racial pesa muito, por isso que não temos visibilidade”, afirma o poeta Giovane Sobrevivente. 

Outro espaço utilizado pelos moradores para agitar culturalmente o bairro é a Quadra de Esportes. Lá acontece, aos finais de semana, o São Caetano Resistência, coordenado pelo rapper Bruno Suspeito e tem como carro chefe o Hip Hop. O café atelier do artista plástico JC Barreto também entra no circuito. De sexta à domingo, o lugar, com uma decoração estilizada, oferece cultura, boa comida e cerveja gelada.  “Com evento programado ou não, sempre tem cultura”, diz JC Barreto.
Fonte: IBahia

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...