quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Elite Marginal: Rock n Roll (Salvador\Bahia)



Release:

“Somos marginais, porque não encontramos chances de expressão num mercado centralizador, e elite porque tivemos a oportunidade de estudar e conviver com uma estrutura universitária – coisa que a maioria não tem inclusive o apoio dos pais. Se optamos pelo rock, foi como resultado de todo esse processo.”

A Elite Marginal foi um banda que surgiu em meados do ano de 1987 como, Arthur (Vocal), Maico (Guitarra), Heverton (Baixo) e Luiz Marques (Bateria). A Elite Marginal conseguiu uma boa repercussão para o seu trabalho em Salvador, além de uma evidente evolução musical, principalmente após a entrada do ex-baterista do Ramal 12 (o primeiro foi André). O som sujo e sem muitas nuances melódicas foi adquirido, ao longo dos ensaios e shows, por teatros e bares, uma personalidade própria, que une característica do acústico ao Speed dançante de uma College Band.

Logo depois do lançamento do disco Rock 96 (Segunda coletânea em que a banda participou, sendo a primeira “Rock Conexão Salvador” a primeira de toda Bahia no gênero rock), ventos contrários se encarregaram de silenciar uma boa safra da produção alternativa, inclusive a Elite. Anos depois da retratação de muitos desses grupos. Maico Ribeiro, ex-vocalista e guitarrista, analisa a fase com desilusão, “99% da cidade não sabe que isso aconteceu e, mesmo hoje, as pessoas não tem conhecimento. Tanto faz haver uma ou dez bandas, a cidade não vai notar isso; na época, chegamos a colocar 250 pagantes num show nosso, num dia de quarta –feira”. E prossegue desafiando: “se alguém disser que atualmente há uma cena de rock’n’roll em Salvador, esse cara é um visionário, um sonhador”.

O somo dançante e ameno da Elite Marginal ganhou carinhosas criticas em jornais, teve um dos seus singles em primeiro lugar na Transamerica durante um ano “Quando bater à sua porta”, jornais locais colocavam a banda como uma das mais destacadas dos anos 90 e isso rendeu show ao lado de bandas como: 14 Bis, Capital Inicial, Ira, Barão Vermelho, Raul Seixas quando estava no fim de sua carreira como músico, entre outras.

Assim era a atmosfera e a linguagem de uma corrente do rock baiano entre flores, emoções e buscas ao sentimento.
fonte: rocksalvador
Curiosidades da banda:

- Foi uma das primeiras bandas a terem um single em Salvador que confundia-se com grupos nacionais e inglesas de Pop-Rock

- A banda passou uma temporada em São Paulo fazendo shows e apresentações ao redor da cidade.

- A banda chegou a ter na Transamerica POP um programa reservado para suas canções.

- Participou da primeira coletânea de Rock da Bahia.

Fonte: Jornais “A Tarde”, “Tribuna da Bahia” (datados dos anos 80) e trechos do livro “Rock Baiano por Ednilson Sacramento.
Fotos: Jornais "A Tarde"e "Tribuna da Bahia" datados de 1987 (todas gentilmente cedidas por membros da familia da banda)
Adaptação: Raphael Maiffre
Comunidade para fãs da banda (criada em 08/04/2010): http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=100479639

Banda: Elite Marginal

Gênero:  Rock Nacional, Rock n Roll

Origem:  Brasil (Salvador\Ba)

Formação:
Arthur (Vocal)
Maico (Guitarra)
Heverton (Baixo)
Luiz Marques (Bateria)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...