quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Elite Marginal: Rock n Roll (Salvador\Bahia)



Release:

“Somos marginais, porque não encontramos chances de expressão num mercado centralizador, e elite porque tivemos a oportunidade de estudar e conviver com uma estrutura universitária – coisa que a maioria não tem inclusive o apoio dos pais. Se optamos pelo rock, foi como resultado de todo esse processo.”

A Elite Marginal foi um banda que surgiu em meados do ano de 1987 como, Arthur (Vocal), Maico (Guitarra), Heverton (Baixo) e Luiz Marques (Bateria). A Elite Marginal conseguiu uma boa repercussão para o seu trabalho em Salvador, além de uma evidente evolução musical, principalmente após a entrada do ex-baterista do Ramal 12 (o primeiro foi André). O som sujo e sem muitas nuances melódicas foi adquirido, ao longo dos ensaios e shows, por teatros e bares, uma personalidade própria, que une característica do acústico ao Speed dançante de uma College Band.

Logo depois do lançamento do disco Rock 96 (Segunda coletânea em que a banda participou, sendo a primeira “Rock Conexão Salvador” a primeira de toda Bahia no gênero rock), ventos contrários se encarregaram de silenciar uma boa safra da produção alternativa, inclusive a Elite. Anos depois da retratação de muitos desses grupos. Maico Ribeiro, ex-vocalista e guitarrista, analisa a fase com desilusão, “99% da cidade não sabe que isso aconteceu e, mesmo hoje, as pessoas não tem conhecimento. Tanto faz haver uma ou dez bandas, a cidade não vai notar isso; na época, chegamos a colocar 250 pagantes num show nosso, num dia de quarta –feira”. E prossegue desafiando: “se alguém disser que atualmente há uma cena de rock’n’roll em Salvador, esse cara é um visionário, um sonhador”.

O somo dançante e ameno da Elite Marginal ganhou carinhosas criticas em jornais, teve um dos seus singles em primeiro lugar na Transamerica durante um ano “Quando bater à sua porta”, jornais locais colocavam a banda como uma das mais destacadas dos anos 90 e isso rendeu show ao lado de bandas como: 14 Bis, Capital Inicial, Ira, Barão Vermelho, Raul Seixas quando estava no fim de sua carreira como músico, entre outras.

Assim era a atmosfera e a linguagem de uma corrente do rock baiano entre flores, emoções e buscas ao sentimento.
fonte: rocksalvador
Curiosidades da banda:

- Foi uma das primeiras bandas a terem um single em Salvador que confundia-se com grupos nacionais e inglesas de Pop-Rock

- A banda passou uma temporada em São Paulo fazendo shows e apresentações ao redor da cidade.

- A banda chegou a ter na Transamerica POP um programa reservado para suas canções.

- Participou da primeira coletânea de Rock da Bahia.

Fonte: Jornais “A Tarde”, “Tribuna da Bahia” (datados dos anos 80) e trechos do livro “Rock Baiano por Ednilson Sacramento.
Fotos: Jornais "A Tarde"e "Tribuna da Bahia" datados de 1987 (todas gentilmente cedidas por membros da familia da banda)
Adaptação: Raphael Maiffre
Comunidade para fãs da banda (criada em 08/04/2010): http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=100479639

Banda: Elite Marginal

Gênero:  Rock Nacional, Rock n Roll

Origem:  Brasil (Salvador\Ba)

Formação:
Arthur (Vocal)
Maico (Guitarra)
Heverton (Baixo)
Luiz Marques (Bateria)

2 comentários:

Unknown disse...

Maravilhoso e cabe a nós não deixar esse site acabar
Procuro um audio descente da musica Podes Crer do Elite Marginal

Unknown disse...

Podes crer era uma música muito boa.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...