terça-feira, 15 de maio de 2012

Diego Orrico; Mostra o Jump Blues em temporada no Visca


O bom e velho blues todo mundo já conhece e – quem tem bom gosto – aprecia. Mas já ouviu falar em jump blues? E um sinuoso mambo blues, já experimentou dançar?

Ou quem sabe um traditional ou mesmo um animado swing blues noite adentro? Não? Pois a temporada do gaitista Diego Orrico (ao lado, em foto de Crisna Pires) no Visca Sabor & Arte é a oportunidade que  esperávamos para conferir estes e outros sons.


Parte da pequena porém ativa cena gaiteira de Salvador, o baiano Diego começou tocando saxofone, mas abandonou o instrumento aos 19 anos, depois de começar a brincar com a compacta gaita.

“Adoro o sax, aprendi muito sobre respiração com ele, mas é um bicho muito grande, dá um trabalho danado”, conta o músico.

Em 2005, o rapaz se aliou ao baterista norte-americano radicado em Salvador Brian Knave, um estudioso do blues e que já tinha a experiência de ter tocado na banda de um  gaitista lendário de sua terra, Norton Buffalo and The Knockouts.

Put on your red shoes and dance the blues

Com Brian, Diego formou a banda The Blues Bullets, que depois de muito entra e sai, estabilizou uma formação matadora, com CH Straatmann (baixo) e Jorge Solovera (guitarra).

“É um pessoal bem ocupado, mas até que conseguimos manter uma agenda sem muito conflito. Este mês, por exemplo, CH não está na cidade, mas conseguimos um bom substituto, que é o baixista queniano Dave Yowell”, relata Diego.

Com planos de gravar e lançar um álbum em breve, ele segue na batalha, ao lado de Luiz Rocha, para estabelecer uma cena para o instrumento na cidade, através de iniciativas como os eventos Papo de Gaita.

E assim como Luiz era endorser (patrocinado) da fábrica Bends (que infelizmente, fechou há poucos meses), Diego descolou contrato com a fábrica de amplificadores vintage Serrano.

E para quem pensa que seu show é para assistir sentado, pode esquecer: “Quando montamos a banda, a ideia era mostrar o estilo jump, que mistura sons dos anos 40 (swing) e 50 (rockabilly). É blues para dançar mesmo, você não fica só sentado bebendo”, garante.

Em tempo: no sábado (26), aniversário de Diego, a noite será especial, com muitos convidados surpresa em uma "jam party".

Diego Orrico & The Blues Bullets / Dias 17, 24, 31 (quintas-feiras) e sábado (26), 22 horas / Visca Sabor & Arte (Rua Guedes Cabral, 123, Rio Vermelho) / R$ 14

(fonte:rockloko)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...