segunda-feira, 21 de maio de 2012

Tahiraã: Black Metal (Salvador\Bahia)


Release:
A Tahiraã foi idealizada no final de 2004, quando Anhangá (Vocais) e THS Aranãmi (guitarras e baixo) resolvem criar um projeto intitulado "Horda", com o intuito de gravar apenas um material conceitual, retratando o potencial da maldade humana e seu declínio diante a hipocrisia cristã porém, que Aranãmi e Anhangá resolveram encerrar as atividades com a "Horda", por não encontrarem músicos adequados e não conseguirem executar uma sonoridade brutal e a extrema expressão lírica, inicialmente idealizada.


No ano de 2005, Anhangá e THS Aranãmi se reúnem novamente para montar uma banda como sempre imaginaram: com um sentimento cultural, muito mais exacerbado. Nasce desta forma a Tahiraã. Diante desse novo desafio, juntam-se ao grupo, Volvrath (Bateria) e Blasphemous Réquiem nas guitarras. Aranãmi assume apenas o baixo, estabilizando assim a formação da banda.

Em Abril de 2006, a Tahiraã entra em estúdio para gravar sua primeira demo intitulada "The Black Sky Will Come", contendo 03 músicas que obtiveram uma ótima repercussão no cenário underground baiano, conquistando assim o seu espaço na cena baiana.

No processo de elaboração de novas músicas, a Tahiraã sentiu a necessidade de mais técnica e harmonia em suas composições. Vários nomes foram cogitados, porém a banda optou por convidar Baalberith (Ex-Todesfall, Executor 666, Crucificator), antigo amigo que sempre acompanhou e apoiou a Tahiraã, dando continuidade aos shows de divulgação da demo.

Em Março de 2007, o integrante Baalberith desligou-se da Tahiraã por motivos pessoais que impossibilitaram a sua permanência. A sua saída foi uma grande perda para a banda, pois além da sua contribuição, dedicação e esforço como músico, é um irmão que marcou uma era na banda. Em meio a problemas e outros pormenores, Anhangá, um dos criadores e fundadores da Tahiraã, deixa a banda. A decisão foi tomada pelo próprio, alegando problemas pessoais, além de conflito ideológico com alguns membros, deixando o posto de vocalista para Blasphemous Réquiem.

Em Abril do mesmo ano, Damien (Ex-Vitiris e Etertore), conhecido pelo seu trabalho como guitarrista em projetos passados, músico técnico e virtuoso, foi chamado para assumir o posto de guitarrista, completando assim a atual Formação da Tahiraã. Aproximando uma apresentação da banda em um conhecido Festival local, no mês de agosto de 2007,Volvrath deixa a banda por motivos de saúde que o impossibilitava de executar a sua função. Desta feita, Elthrorn (Ex-Marbas, Cristandade Em Chamas, Cruzadas e Vitiris) foi convidado para o posto, visto que seu trabalho como baterista de Metal Extremo já era conhecido pela banda e, sendo ainda um velho amigo, foi fácil a adaptar-se.

Desde então, a banda passou um tempo adormecida, porém a chama do ideal manteve-se acesa o coração de THS Aranãmi, que durante esse tempo hibernal, concluiu sua graduação em História, aprofundando-se no estudo antropológico-cultural do povo indígena sul-americano, em particular dos primeiros habitantes das florestas brasileira, penetrando em uma seara científico-intelectual que poucos ousaram explorar, reafirmando com propriedade, as bases místico-filosóficas que hoje completam o universo lírico da Tahiraã.

No início do ano de 2009, THS Aranãmi, iniciou uma conversação com Iwikatihaã (Eliabe Sales), formador da Ascalon (banda de black metal que se tornou cult no cenário, e infelizmente dissolveu-se sem deixar nada registrado), para que assumisse os vocais da Tahiraã, pois tinham ligações ideológicas em comum, juntando assim forças para retomar a estrada.

No final do ano de 2011, essa ideia toma forma e apos algumas reformulações a banda a Tahiraã, apresenta sua nova formação contando desta vez, com Iwikatihaã (Eliabe Sales), nos vocais, THS Aranãmi (Tharsis Carvalho) no baixo e Matheus Cardoso nas guitarras. Cogita-se ainda, o retorno de David Elthrorn ao comando das baquetas, já que é um antigo membro, amigo e músico que se encaixa na proposta musical da banda.

No momento, a Tahiraã, concentra-se na preparação de seu segundo Demo - CD, que provavelmente será lançado ainda no segundo semestre de 2012. Filosófica e ideologicamente a Tahiraã não luta apenas contra a insensatez judaico-cristã. Tem um foco majoritário em resgatar o paganismo e misticismo que nos foram negados, pois em nossa pluralidade de raça e na essência de nossa cultura, temos uma porção de sangue indígena, os primeiros filhos da terra. Liricamente, representamos o paganismo Indígena Brasileiro que foi massacrado pelos jesuítas há 500 anos. Abordamos a cultura e espiritualidade xamânica. O nome Tahiraã, deriva etimologicamente do ariti (relativo aos Aritis ou Parecis, aborígenes do Mato Grosso do Sul) significa Medo, que tem neste caso, possui um sentido que transcende o que essa palavra significa em português. Fazemos ainda, um paralelo dos ritos, mitos e lendas com a atualidade insensata existente hodiernamente, buscando contextos históricos e relatando o horror que é viver em uma eterna guerra, em uma terra, que uma vez nossa, nos foi usurpada.

“Antropofagia é a Força, Liberdade Minha Sentença, a Natureza Eu Pertenço”.

Banda: Tahiraã

Origem: Salvador\Bahia

Gênero: Death\Black Metal

Membros
Tharsis Carvalho "Arannami" (Baixo)
Eliabe Sales "Iwikatihã" (Vocal)
Mateus Cardoso (Guitarras)

Discografia
The Black Sky Will Come (2006) - Demo

Contatos
E-mail: tahiraabrasil@gmail.com

Official Websites

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...