terça-feira, 24 de julho de 2012

A história do Black Metal, parte 1 de 3. Os pais do Thrash


Em homenagem a diversos leitores e comentaristas fãs do estilo e aqueles que desejam conhecer mais sobre o mesmo, darei uma esplanada geral nos primórdios desta que é a vertente mais controversa do Heavy Metal e a mais renegada também. Muitos se referem a este estilo como extremo, este adjetivo permite diversas avaliações, na minha opinião, extremo pode ser interpretado como, ou você ama ou odeia, não existe meio termo, pois o som, pra quem não esta familiarizado é bem indigesto. Como, sabiamente, disse meu grande amigo Marcos, um dos méritos do Black metal foram de ter mantido um pouco do ranso, do underground do metal anos 80 vivo ainda através dos anos 90, década que o próprio thrash que por algum tempo foi considerado o primo sujo do Metal já havia perecido, salvo algumas poucas bandas como o Sepultura. Eu gosto muito do estilo, tanto os dinossauros quanto os contemporâneos, mas confesso não saber bem o que me levou a apreciá-los, não sei se foi a paixão por filmes de terror, literatura fantástica como Lovecraft e Poe por exemplo, ou as pinturas de Giger e Gustave Dorré ilustrando a Divina Comédia de Dante, não saberia ao certo responder.


Não existem dúvidas que foram Cronos, Mantas e Abaddon do VENOM que criaram o estilo em 1981 com o lançamento do espetacular Welcome to Hell. Para muitos, inclusive Lars Ulrich, Venom foi o criador do thrash. Com a banda se formando em 1979 e registrando o seu primeiro trabalho em 1981 eles foram, ou simultâneos, ou anteriores, mesmo porque Metallica, Slayer, Megadeth e Exodus tiveram como influência o próprio Venom; Slayer e Metallica inclusive, já abriram pro Venom no início dos anos 80. Se alguém me dissesse sobre a influência do Motorhead no Black metal aí sim, eu seria obrigado a concordar, apesar de liricamente estar completamente fora, o instrumental de Lemmy Kilmister está nitidamente presente nas obras do Venom, inclusive no estilo de cantar de Cronos, para ratificar esta informação basta ouvir Overkill, Stay Clean, No Class, Bomber e Ace of Spades, todas gravadas antes do lançamento do Welcome to hell. O Black Sabbath do primeiro álbum tentou descer alguns degraus que o Venom futuramente se aventuraria com uma naturalidade tremenda. Eles uniram a pegada do Motorhead com letras voltadas a críticas religiosas e falando abertamente de viagens ao inferno e o apocalipse. Muitos pseudo críticos de plantão gostam de apontar o dedo as bandas de Black metal 80tistas por não possuírem grandes músicos, mas a essência do estilo não repousa na virtuosidade e sim na atmosfera criada, o que dizer dos Ramones então? A primeira fase do Black metal se resume em 3 grandes bandas: Venom, Bathory e o Hellhammer/Celtic Frost, claro que não podemos esquecer da nossa querida cena tupiniquim, que tinha o Vulcano e o imortal Sarcófago, que praticamente lançou a semente para cena escandinava. No próximo post dissecaremos os discos mais importantes da cena 80tista e conheceremos mais da história destes 3 grandes. Até semana que vem!


" Welcome To Hell foi um clássico! Black metal, speed metal, death metal – Venom iniciou tudo isso em 1981 com este album.“ (Lars Ulrich, Metallica)

" Venom foi a primeira banda de thrash que eu ouvi um disco – isso realmente me impulsionou pra ser o melhor.“ (Kerry King, Slayer)

"O espírito do Venom está em tudo que eu faço." (Dave Grohl, Nirvana)






fonte:rattleheadbrasil

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...