terça-feira, 30 de outubro de 2012

Biografia: Joel Moncorvo (Bass)

Joel_Moncorvo

Biografia:
O contrabaixista, arranjador e compositor, Joel Moncorvo, começou seus estudos musicais bem cedo. Tomou suas primeiras aulas em 1978, quando tinha apenas sete anos, estudando com a sua mãe, a professora de música e pianista Elza Moncorvo e participando de corais e oficinas de música do Colégio São José, em Salvador.

Em 1985, gravou o seu primeiro disco de vinil, "Apelo à Igualdade", com a banda Turmalina, pela gravadora Continental Chanceller. Trabalhou como sideman (músico contratado) por vários anos consecutivos, acompanhando os mais variados artistas e cantores de estilos diferentes e participou do projeto de música instrumental com o grupo americano de Jazz - Bass and Drum.


Em 1992, fundou a SLOW, sua banda de Rock Heavy Fusion, com a qual lançou o seu Debut Álbum - Killer Mermaid. Já em 2005, passou a integrar o line-up do Ungodly, gravando o debut álbum auto intitulado e se apresentando ao lado de grandes expoentes do metal mundial: Slayer, Arch Enemy, Candlemass, entre outras.


Músico muito respeitado e admirado no cenário de contrabaixistas, Joel já foi destaque nas principais revistas brasileiras especializadas, como Cover Baixo, Rock Brigade, Roadie Crew, Comando Rock, Rock Hard/Valhalla, Músicos (Argentina). Além disso, participou de várias peças publicitárias e propagandas de TV das empresas que o patrocinam. Em 2006, foi eleito o melhor baixista nacional em pesquisa realizada pelo webzine Novo Metal para eleger os melhores do ano. Em reconhecimento ao seu trabalho musical, várias empresas fizeram questão de associar o músico Joel Moncorvo ao seu line-up de Endorses, são elas: Tagima (contrabaixos) – Power Click (monitores), Landscape (pedais e pedalboards) Magma Strings (cordas), Basso Straps (Correias), Soft Case (Bags), Strazza Cases (Hard Cases), Contrabaixos Acústicos (Fausto Pardo) e o Athelier PHNX (empresa responsável pela manutenção dos contrabaixos)

Joel desenvolveu no Centro de Atendimento ao Surdo, em Salvador, a pesquisa “O Contrabaixo e a Criança Surda”, na qual estudou as possibilidades de como o contrabaixo pode auxiliar as crianças portadoras de surdez no desenvolvimento de sua sensibilidade auditiva/corporal, por 3 anos e 3 meses.

Lançou em 2007 o seu CD solo instrumental “Muito Além do Som”, pela Dynamo Brazilie Records.
Além de ministrar aulas de contrabaixo individuais e em grupo, o músico vem realizando workshops, workshows, clínicas e palestras sobre o instrumento em feiras de músicas, universidades, lojas de instrumentos musicais e em empresas. Escreve colunas de contrabaixo para sites na web e é colunista da Revista Baixo Brasil, além de promover e participar de vários debates sobre o instrumento.

Joel Moncorvo tem uma longa estrada no mundo dos graves. São 29 anos dedicados ao contrabaixo, nos quais passou por inúmeras bandas, visitou uma série de estilos e acumulou conhecimento suficiente para, hoje, dedicar-se exclusivamente ao seu instrumento. Em todas as apresentações, o que é explícito no músico é o prazer e a satisfação em tocar. Suas preferências são Música Erudita, Jazz, Fusion, Samba, Funk, Rock Progressivo, Prog Metal, Heavy Metal, chegando até ao Metal Extremo.

Músico: Joel Moncorvo

Instrumento: Baixo

Origem: Salvador\Bahia

Gênero: Metal\Progressive\Jazz\Fusion

Discografia Básica:
Joel Moncorvo: Performance DVD "2014"
Joel Moncorvo: Revoluções "2014"
Joel Moncorvo:Muito Além do Som "2007"(Dynamo Records)
Ungodly - Ungodly (Dynamo Records)
SLOW - Killer Mermaid (Maniac Records)
Slow - Intro (Demo Tape)(Independente)
CD Bahia Rock Collection (Coletânea)(WR Records)
CD Dois da Bahia (Coletânea) (Uivo Records)
CD Dimy Ruffo Largando Poeira"2002"(Independente)
CD Kaddish Flesh Torment " 1996" (Independente)
CD Project Jazz Bass and Drum "1990(Univese Records)
Disco Vinil - Turmalina Apelo a Igualdade 1986 (Continental Chaceller)

Contato
(71) 8828-7090

Links:
Facebook (Perfil 01)
Facebook (Perfil02)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...