quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

O que falta pra Termos grandes shows na Bahia?


Como todos já devem estar cansados de saber, todos nós baianos, em especial soteropolitanos  temos essa carência no quesito shows de rock/metal de grande porte. Mas qual o motivo dessa carência? O que falta em nosso estado e nossa cidade pra que os produtores tanto do meio underground quanto do mainstream se interessem em trazer grandes shows de bandas nacionais e/ou internacionais?

 Nosso estado é passagem obrigatória pra maioria dos turistas, 'Salvador é uma metrópole nacional com mais de 2,6 milhões de habitantes, sendo a cidade mais populosa do Nordeste, a terceira mais populosa do Brasil e a oitava mais populosa da América Latina. Salvador é também sede de importantes empresas regionais, nacionais e internacionais. Foi em Salvador onde surgiu a Odebrecht, que, em 2008, tornou-se o maior conglomerado de empresas do ramo da construção civil e petroquímica da América Latina. Além de empresas, a cidade sedia também muitos eventos, organizações e instituições, como a Universidade Federal da Bahia (melhor do Nordeste e a 16º da América Latina e a brasileira que mais melhorou nos últimos dois anos) e a Escola de Administração do Exército Brasileiro.

Sendo assim, o que impede que grandes bandas de rock/heavy metal passem por aqui e saciem a nossa sede de ver nossos artistas preferidos de perto? Qual a razão de nosso estado, em especial a nossa capital não fazer parte do roteiro dos grandes shows? Acredito que não iremos encontrar essa resposta tão cedo, porém, existem algumas teorias que são amplamente divulgadas tanto pelo público quanto pelos artistas e/ou produtores de eventos.

Forsaken no antigo Boomerang
São diversos problemas que dificultam a realização de grandes shows por estas bandas e um dos principais é a falta de lugares adequados pra isso. Em especial aqui em Salvador, onde não há nenhum tipo de incentivo por parte do governo e os grandes produtores não vêem o rock/heavy metal como um negócio lucrativo, a falta de uma casa de shows digna torna-se uma enorme pedra no sapato daqueles poucos "aventureiros" que tentam movimentar a cena em nossa capital.
Outro problema diretamente ligado à falta de espaços, é a ausência de público. Hoje em dia observamos diversos shows menores ao redor da cidade que sofrem com a falta de apoio do público. Fica difícil pra um promotor de eventos se interessar em investir num público que se nega a pagar míseros 5 à 10 Reais pra ver as bandas locais ou até de outros estados. Aí surge a questão: Com tantas bandas boas aqui e as pessoas não querem pagar pra ver, como eles podem reclamar de não haver interesse ou maior empenho em trazer "bandas grandes"? Mas deixemos esse assunto pra um próximo post, por enquanto.
Outro grande problema é a segmentação da cena e a briga por espaço provindo das subdivisões dentro do rock e, mais ainda, no Heavy Metal.

Miasthenia em Salvador
Mas, e então? O que deve ser feito pra mudar essa situação? Bem... talvez o primeiro passo seria começarmos a apoiar mais (MAIS AINDA) as bandas que integram a cena local, chamar atenção dos produtores para nosso estado e nossa cidade, mostrando que temos sim público e plenas condições de receber grandes shows aqui, como já aconteceu há alguns anos atrás (Certamente os mais velhos devem se lembrar da época em que tivemos Stratovarius, Kreator, Destruction, Jeff Scott Soto, entre outras grandes que passaram pelo antigo Rock In Rio Cafe *RIP*). Outra coisa que certamente contribuiria positivamente pra que as coisas mudassem, seria haver mais locais adequados pra comportar shows de grande porte. Tivemos em anos recentes shows de grandes bandas em locais inadequados e apertados que, na maioria dos casos, n'ao contou sequer com uma centena de pessoas (vide os shows do Master, Blaze Bayley, Claustrofobia, Dominus Praelii e mais recentemente, do Dr. Sin).

Observamos que esse tipo de coisa só deteriora mais e mais a cena e dificulta que tanto as bandas daqui se sobressaiam (afinal, qual banda não gostaria de abrir um grande show em sua própria cidade?) quanto as de fora se interessem em vir.
Recentemente estive conversando com algumas pessoas que produzem shows e o principal problema apontado pra que não houvesse interesse em trazer bandas pra cá foi a falta de público. Tivemos agora no mês de Dezembro uma banda de nível internacional fazendo uma tour pelo nordeste. Só que infelizmente, como os próprios integrantes comentaram, não conseguiram agendar datas na nossa cidade por falta de um produtor que contratasse o show! E a resposta que foi dada à banda do por quê não tocariam em Salvador: Aqui não tem público! Este é um longo e delicado assunto ao qual eu pretendo abordar posteriormente.

A notícia boa é que agora teremos a chance de mudar isso, de começar a abrir os olhos dos produtores pro nosso estado e pra nossa cidade! No próximo dia 25 do mês decorrente, teremos os alemães do Destruction tocando mais uma vez em salvador após quase 11 anos!!! Antes disso, pra aquecer, teremos a volta da Insaintfication no próximo dia 12. Então vamos lá, vamos começar bem o ano e tentar mudar as coisas neste 2013!!
Ainda há um monte de coisas que poderiam ser feitas pra melhorar as coisas por esses lados, mas irei deixar pro próximo post, já me prolonguei demais nesse aqui!

Texto originalmente postado no blog The Mind's Eye

4 comentários:

Marcus disse...

realmente é verdade,uma pena mas é verdade

Marcus disse...

realmente é verdade,uma pena mas é verdade

felipelost disse...

Simplesmente falou tudo,a galera mais jovem de de perceber isso,ao invés de ficar em praça tomando cachaça,melhor é tomar cachaça e descer pra som.
Outra coisa,o "pre-conceito" com a galera mais extrema tbm afasta muita gente,essa galera tem de abrir mais a mente e ser mais prudente!

Cris disse...

Faltarei ao show do Destruction por falta de $verba$, mas parabenizo quem vai. ''/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...