terça-feira, 23 de outubro de 2012

Entrevista com Adauto Dantas Organizador do Boqueirão Rock Metal Festival


O BOQUEIRÃO ROCK METAL FESTIVAL é um evento realizado em CICERO DANTAS/BA produzido por ADAUTO DANTAS (Odicelaf e Krypta), é um dos mais populares e tradicionais eventos underground aqui do agreste baiano e sempre a cada edição tem em seu cast bandas de vários estilos dentro do Rock n' Roll como Death, Heavy, Grind, HC, Punk, Black, Thrash, Doom e outros... Com exceção de bandas de White. Sem preconceito dentro do real Rock N’ Roll, apesar de seu idealizador ser um fiel amante do real METAL!!!!


Adauto Dantas é o criador e Principal Organizador de todas as edições do Boqueirão Rock Metal Festival.
A Entrevista foi concedida a Guilherme Neto (Bahia Rock Machine)

01-BRM: Como tá sendo p você manter-se há 8 anos à frente de um evento tão importante para  cenário como o Boqueirão?
Adauto Dantas:Primeiramente agradeço o espaço cedido a minha pessoa e ao Boqueirão Rock Metal Festival. Pra mim esta a frente deste evento é sempre prazeroso, pois faço por amor e não por interesse financeiro. Quando se gosta do que se faz nada alem da realização do mesmo importa!  Só não é bom ter prejuízos e contas a pagar depois (rsrsrs...), pois assim desanima e alem do que acaba atrapalhando os planos de uma nova edição.

02-BRM: Em poucas palavras resuma essas 7 edições realizadas do B.R.M.F?
Adauto Dantas:Bom resumir em poucas palavras e complicado mais o amor e o interesse em ver o som que gosto com mais adeptos aqui em minha cidade foi o que me motivou a ta metendo a cara e encarando as dificuldades financeiras e ate a timidez e realizando ai todas essas sete edições.
Foram sete edições em sete anos, sempre com uma boa estrutura de som/palco, local e divulgação e durante esse tempo já passaram por aqui mais ou menos 28 bandas. Segui ai uma lista em ordem de cada edição e bandas que tocaram: 
1° ED. 2004: SCARLET PEACE/SE, BLASTER/SE, NUVEM NEGRA/SE, VELHUS DECREPTUS/BA,
2° ED. 2005: SANANDIOMA/SE, ENREPT/SE, ANOMIA/BA E ANISTIA/BA.
3° ED. 2005: MORTORIUM/CE,DARK VISIONS/SE, WIZARD HEART/BA E ANISTIA/BA.
4° ED. 2006: CREMATORIUM/PE, PEYOTE/SE, SCARLET PEACE/SE, DARK VISIONS/SE, THE CREST/SE, ULTIMO GRITO/BA, COGUMELOS DE AVALON/SE E TE'EXCENTRICOS/BA.
5° ED. 2007: STORM/BA. METAL WIZARD/BA, DONA BENTA/BA, THE CREST/SE e DARK VISIONS/SE.
6° ED. 2009: ESCARNIUM/BA, VIOLENTHRASH/BA, AGRESSIVOS/BA, CIMMERIANS/BA e PARTHAK/BA.
7° ED. 2012: BEHAVIO/BA, HATEND/BA, STEELTRIGGER/BA e ULTIMO GRITO.
Agora com a 8° edição, mais 10 bandas inéditas subirão no palco do festival e espero continuar a fazer ele por muito mais tempo...

03-BRM: Existiram muitas dificuldades?
Adauto Dantas:Sempre existiram dificuldades e sempre existirão. Principalmente financeiro para poder manter um padrão do festival e fazer cada edição superior a anterior, mais underground é isso... vamos seguindo a jornada ate chegar la...

04-BRM: Qual a expectativa para o evento desse ano?
Adauto Dantas:Cara a expectativa é muito boa! Temos ai bandas de vários estilos dentro do Rock n Roll e por toda essa variedade de estilos e também pelas boa qualidade das bandas apresentadas, creio que vai dar um bom publico e todos vão sair muito satisfeito com essa edição. Alem do que a divulgação vem sendo feita em vários meios pela internet como redes sociais (facebook, Orkut, you tube e etc), vários blogs, sites, radio web e ate mesmo existe possibilidade de rolar chamadas em Web TVs, assim que a chamada em vídeo tiver pronta. Aqui na cidade temos o apoio de uma Radio Comunitária, conseguimos 3 telões pra rolar propaganda em pontos pela cidade, carro de som e estou aguardando chegar aqui esse fim de semana 5000 mil panfletos e 200 cartazes pra começar a colar e panfletar em escolas, eventos e onde mais puder divulgar o festival, não só aqui como nas cidades próximas ou distantes.  Onde for possível divulgar o Boqueirão Rock Metal Festival estaremos divulgando... Por esses motivos aguardo um publico maior que todas as outras edições e a expectativa é das melhores claro!

05-BRM: Das bandas já confirmadas para o evento desse ano, fale um pouco sobre elas?
Adauto Dantas:Estão ai confirmadas 10 bandas, sendo que finalmente estamos trazendo uma banda de fora do nordeste (que é a SODAMNED), o que já a muito tempo venho tentando fazer, só que sem sucesso ate os dias atuais e finalmente graças a essas turnê do Sodamned, que me mandou uma proposta bem acessível, finalmente vai acontecer e bom que é com uma banda que tenho contatos a muitos anos, de quando ainda cartas era o único meio de comunicações no underground nacional. Alem deles teremos a WARCURSED da Paraiba, estado que ainda também não tivemos uma banda tocando no festival e finalmente vai acontecer. Os pernambucanos da ASSASSINATION, que foi a primeira banda fechada , isso na primeira semana depois da 7° edição. SIGN OF HATE que a muito tempo também queria trazê-los, pois são velhos conhecidos meus, assim como o pessoal das outras bandas que já passaram por aqui de Sergipe. Alem dessas citadas teremos NORFIST que detona um puta Hard Core assim como a MALACO VÉIO que é da cidade vizinha aqui Ribeira do Pombal, e não podia deixá-los de fora, pois os meninos são foda com seu Punk Hard Core. Muitos a muito tempo me pediam uma banda de Gótico e finalmente teremos ai a NEBULOZA, com seu Gótico mesclado a outros estilos dentro do Rock e vai trazer seu show cheio de sentimentos melancólicos e teatral. Pra galera mais nova e que curte um Metal mais moderno, terá as bandas de Metal Core LAGRIMA DE CHARLIE de Paulo Afonso e a sergipana UNE LAST SUNSET e pra quem gosta de um som mais light e popular tem a NR7 que vai fazer uns coves de bandas clássicas do Pop Rock nacional dos anos 90 como Legião Urbana e afins.
Quando você se dispõe a organizar um evento onde a idéia é divulgar o Rock e Metal na região onde ele é realizado tem de respeitar certos gostos e preferências do publico e por isso o festival tem toda essa diversidades de estilos, mais planejo um dia fazer um outro festival so com bandas no estilo que gosto. (rsrsrs...)

06-BRM: Pelo Cartaz vemos que a diversidade entre estilos é grande temos bandas de Death, Thrash, Punk, Gótica, MetalCore e até Pop Rock... Como foi feita essa seleção foi baseada no público ou foi escolha opcional sua?
Adauto Dantas:Verdade ta bem diversificado, mais ainda sinto falta de alguma banda de Heavy Metal e também algo mais Rock n Roll numa linha AC/CD. Mais depois desse vai ter a 9° edição, que inclusive já tem algumas bandas a fim de fazer parte... rsrsrs 
Bom as bandas são em parte de velhos amigos, seja de contatos por cartas ou ate pessoais, que fiz durante os quase 15 anos de existência do Odicelaf Zine, como é o caso do Sodamned, que me correspondia desde seu inicio com o Gilson (batera) e Sign Of Hate, que conheço pessoalmente a muitos anos. Outras conheci graças a divulgação do próprio Boqueirão Festival, que ta ai a mais ou menos 8 anos na ativa e também através de outros amigos que sabendo do festival indicaram para essas bandas ou me indicam elas. A seleção é feita em parte pelo meu gosto musical que é fincado no Metal de preferência estilos mais tradicionais (Death, Doom, Black, Thrash e Heavy), mais claro que como sou pobre de conhecimento dentro dos outros estilos, as indicações do publico ou de amigos ajudou e muito na formação do cast dessa edição, alem do grande interesse dessas bandas em fazerem parte do evento. Acho que amizade, o interesse e qualidade do trabalho das bandas contam muito na hora fazer o cast do festival. Mais é muito importante que as bandas mandem seu material físico para que possamos conhecer e mais a frente conversar melhor, pois não basta só adicionar dizer que tem uma banda e quer tocar, pois antes gosto de ouvir a banda, mesmo que não seja o estilo que eu curta. 

07-BRM: Com relação a estrutura do espaço, som, o que o público pode esperar?
Adauto Dantas:Bom vamos por parte... Costumo fazer o festival no BNB Clube, aqui da cidade que tem toda uma estrutura legal pra o evento, mais como eles não cedem pra fazer em um horário pela tarde, resolvi tentar em um espaço aberto e o escolhido foi o Colégio Agrícola (veja fotos dele nas paginas do festival) que  apesar de longe do Centro (se bem que aqui tudo é perto), ta bem localizado já que fica a 3 minutos da Rodoviária da cidade. O local tem banheiros, uma cantina (onde vai ser instalado o bar e lanchonete), área coberta onde planejamos de inicio colocar uma estrutura de palco onde as bandas possam sentir o calor do publico. Teremos uns 8/10 seguranças pra assim ter mais tranqüilidade e tou vendo se uso os espaços das salas pra o pessoal que vier de fora trazer colchonete e poder dormir pra no dia seguinte pegar estrada. Sobre o som, eu tou pesquisando um aqui que tenha uns 20 graves e se rola de ter estrutura de palco e tiver num valor acessível estarei fechando palco, apesar que não gosto de palcos altos onde a galera fica sem o contato físico com as bandas. Ainda essa semana fechou isso. Quem tiver afim de vim procure entra em contato comigo ou fica de olho nos links do festival que vou ta disponibilizando contatos de pousadas, detalhes sobre horários de ônibus e outras informações. Ok?


08-BRM: Além do público de "Cícero Dantas", quais outras cidades são freqüentes nas edições do Festival?
Adauto Dantas:Cara, são muitas cidades baianas e sergipanas que rodeiam Cícero Dantas. Sei de parceiro de Paripiranga, Banzae, Ribeira do Pombal, Tucano, Cipó, Euclides da Cunha, Paulo Afonso, Monte Santo, Boquim, Simão Dias, Lagarto, Paulo Afonso, Antas, Fátima, Adustina, Geremoabo, Tobias Barreto, Aracaju, Serrinha, Feira de Santana, Heliópolis, Poço Verde e outras cidades que costuma comparecer ao festival e sei que para esse ano teremos parceiros saindo dessas e outras, pra esta aqui dando uma força e curtindo o evento e as bandas que estarão fazendo a festa pra galera!

09-BRM: Como você ver o cenário na Bahia hoje?
Adauto Dantas:A Bahia tem em seu cenário bandas respeitadas no mundo inteiro dentro do metal assim como dentro de outros estilos acredito eu... Meu conhecimento maior é no meio Metal, pois é o que gosto e busco ta comprando ou obtendo em trocas os trabalhos de bandas principalmente Death, Doom, Black, Thrash e Heavy Metal.  Pra mim o que falta é interesse do publico em comparecer mais nos shows, apoiando assim as bandas e os produtores que se sacrificam muitas vezes para ta ali fazendo o show pra eles e muitos que se dizem apoiadores ou admiradores do Metal/Rock mais underground, ficam gastando seu dinheiro em bares do lado de fora e reclamando do valor irrisório de ingresso ou que não tem show que preste. Quando deveria ta sim bebendo e gastando seu dinheiro no evento, seja comprando um CD, uma camisa, um zine, consumindo as bebidas e lanches que la dentro estão disponível e assim contribuindo e incentivando ao produtor e as bandas a continuarem suas atividades. Assim o produto se sentiria incentivado e ousaria mais trazendo mais bandas fodas pra tocar nos seus eventos.  

10-BRM: Adauto, muito obrigado !! Parabéns pelo Evento.. O espaço tá aberto pra suas considerações finais...
Adauto Dantas:Eu quem lhe agradeço pela oportunidade e espaço cedido em seu veiculo meu caro amigo Guilherme. Espero conhecê-lo e que possa comparecer ao festival. Aos que ler essa peço que compareçam aos eventos, comprem o CD, a camisa e todos os matérias das bandas nacionais para assim ajudar elas a se manterem na ativa. Compareçam nos eventos para assim incentivar o produtor a continuar fazendo e doando seu tempo a te proporcionar esses eventos e claro não deixe de obter os zines impressos. Muitos que produzem eventos não tem ganhos financeiros e tão ai apenas por paixão ao underground, mais claro que não da pra manter uma paixão onde so se colhe sofrimento é preciso que o produtor faça seu evento e saia de La sem prejuízos pelo menos. Quitando assim todos os seus compromissos... 
Para quem tiver interesse no festival ou ate mesmo nas minhas outras atividades (Odicelaf Zine, Krypta Prod. / Venda de camisas e outros artigos de Metal/Rock,) no meio underground segui meus contatos e links. Obrigado e espero encontra você leitor em breve na 8° edição do Boqueirão Rock Metal Festival!!!

Contatos:
BOQUEIRÃO ROCK METAL FESTIVAL

KRYPTA 
(Produtora do Boqueirão, vendas de camisas e outras atividades)
E-mail: krypta_69@hotmail.com 

ODICELAF
 (selo/distro e zine dedicado somente ao Metal)
e-mail: odicelaf_zine@hotmail.com


5 comentários:

miguel disgrace disse...

o que adaulto falow em relação ao movimento aqui na bahia de rock in holl concordo plenamente...
os publicos tem que se dedica mais..se unir e valoriza mas os sons que ocorre na Bahia em geral..
tamo colado nesse som...\o

JOAO HENRIQUE KARAMAZOV disse...

SEM DÚVIDA UM GUERREIRO DA CENA NORDESTINA UM FESTIVAL QUE FAZ JUS A GARRA E A OBSTINAÇÃO DO SEU ORGANIZADOR QUE REMA CONTRA A MARÉ DAS MICARETAS E DOS CARNAVAIS IMBECILIZANTES E ACÉFALOS AQUI DA BAHIA. O BOQUEIRÃO JÁ PEÇA CHAVE DO UNDERGROUND BRASILEIRO E QUEM RECLAMA QUE NA REGIÃO NÃO TEM METAL E FICA SENTADO EM UMA CADEIRA SÓ REMOENDO VELHAS HISTÓRIAS DEVIA IR .OBRIGAÇÃO DE QUE GOSTA DE ROCK .

Marcos disse...

GRANDE IRMÃO ADAUTO DANTAS SEMPRE NA LUTA PARA DIFUNDIR O METAL PELO SERTÃO BAIANO E SEMPRE DANDO OPINIÕES EXTREMAMENTE COERENTES QUANDO O ASSUNTO É HEAVY METAL/ROCK 'N'ROLL. ESPERO PODER ESTAR MAIS UMA VEZ EM CÍCERO DANTAS E PRESTIGIAR ESTE EVENTO!!!

elvis hanuman disse...

parabens meu caro adalto e força sempre manter um evento a tanto tempo realmente e muito complicado, a bahia tem de se fortalecer e crescer no cenario nacional...

Rafael Luciferus disse...

parabens ao guerreiro adauto dantas.Bom sou meio novato ainda pela região,sera a primeira vez que estarei comparecendo ao festival,sendo q da ultima vez nao pude ter comparecido por problemas com caravana,mas conheço o adauto a um tempo e acompanho a batalha desse guerreiro dentro do underground.que ta sempre na luta ai pra realizar o boqueirao e seus outros trabalhos.parabens cara sem duvidas um grande guerreiro ai lutando pelo underground.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...