sexta-feira, 15 de junho de 2012

Forsaken: Death Metal (Salvador\Ba)


Em meados de 1998, Bruno Fontes resolve montar uma banda nada comum para os moradores de sua localidade. Onde tudo conspira contra qualquer manifestação não carnavalesca, eis que surge o Forsaken, a antítese, a contracultura do axé music de Salvador-BA. Na formação, Bruno Fontes (vocais e bateria), Luciano Santana (baixo) e Anderson Borges (guitarra). Nascidos e criados na cidade do carnaval, mais precisamente no bairro do Engenho Velho de Brotas, próximo onde durante muitos anos funcionou o Hospital Psiquiátrico Juliano Moreira, local onde, no século XIX, pertenceu à família do poeta Castro Alves. Ainda no ano de sua criação, Bruno Reis substitui Anderson Borges e o grupo entra em estúdio para gravar a demo-ensaio "Occult".

No ano de 1999 a confraria ganha uma adesão que iria modificar sua trajetória; o tecladista Leandro Kastiphas. No mesmo ano, o Forsaken faz sua primeira apresentação para o público, e o que era apenas uma banda de grindcore, ganha contornos e características próprias que iriam influenciar muitas outras bandas do cenário underground de Salvador. A agressividade das composições somou-se à força melódica e sombria dos teclados; e a harmonia passou a ficar em primeiro plano. A segunda apresentação, com a adesão de mais um integrante, o guitarrista Anderson Costa, mais uma vez chamou a atenção do público e crítica, e o que era rotulado pelo público, até então, de death/doom metal, ultrapassou as fronteiras, e no final de 1999 a banda entra em estúdio para gravar a promo-track "Night Opera", onde a música passa a tocar em rádios, ganhando visibilidade em vários lugares e o status de revelação do death metal da cidade de Salvador. Na formação, vocais e levada rítmica da bateria de Bruno Fontes, os teclados fúnebres de Leandro Kastiphas, o peso do baixo de Luciano Santana e as distorções das guitarras de Bruno Reis e Danilo Zanazi. Este último como substituto de Anderson Costa.

Em 2000, Manoel Oliveira substitui Luciano Santana no baixo, e o Forsaken entra em estúdio para gravar sua primeira demo oficial "From The Darkest Poetries". Desta gravação se destaca a faixa "Forsaken", que logo depois irá fazer parte da coletânea "Brazilian Metal Compilation - Darkness Sets In", lançada pela Maniac Records (2001).

Em meados de 2002, Alisson Costa substitui o guitarrista Bruno Reis, e a banda conquista seu espaço junto com grandes nomes da cena underground de Salvador. A banda passa a tocar em várias cidades, dentro e fora do estado, conquistando a todos com suas apresentações únicas e antológicas. As exposições da banda causam surpresa a todos não somente pela força da mistura sonora ousada de agressividade com harmonia, mas como também a presença de palco de seus integrantes... narrando assim a trajetória de um movimento de contracultura ideológico-musical de sua região.
No final de 2003, Luciano Sanon substitui Manoel Oliveira e a banda continua sua saga de apresentações, conquistando mais e mais fãs...

Em 2004, foi um ano de grandes mudanças na formação e musicalidade do Forsaken: no baixo, Rafael Lima substitui Luciano Sanon e Getúlio D’ Carvalho substitui Álisson Costa. No mesmo ano, Luis Silva substitui Rafael Lima e, um pouco mais tarde, Danilo Zanazi é substituído pelo, até então, tecladista Leandro Kastiphas, que, astutamente, perpassa toda a sonoridade mórbida dos teclados para a guitarra, assinalando assim mais uma fase na história da banda.

Em meados de 2005, a banda entra em estúdio para a gravação de seu EP intitulado "Dangerous Path", produzido de forma independente, assim como os trabalhos anteriores. A evolução musical dos integrantes amplia ainda mais o alcance do som da banda que, mesmo atuando de forma independente, ganha mais público e atenção. Na formação: Alex Állen no vocal gutural, Leandro Kastiphas e Getúlio D’ Carvalho nas guitarras, Luciano Santana no baixo e Bruno Fontes na bateria e vocal rasgado. Lançado no primeiro semestre de 2006, o EP foi considerado pelos fãs e crítica especializada um dos mais marcantes trabalhos musicais produzidos no ano: "Excelente trabalho desta banda natural da Bahia que mescla com muita propriedade elementos do black metal, death metal e doom metal, com direito a toques de teclados nos momentos certos sem tirar o peso e dando um clima sombrio ao som; um convite perfeito a viagens e reflexões, e a bela arte da capa nos remete a tudo isso com perfeição. O trabalho foi feito totalmente de forma independente com produção e distribuição exclusivas da própria banda. Com certeza absoluta é um dos grandes nomes do verdadeiro underground nacional." (Fly Kintal – Manaus-AM)

Em meados de 2007, o Forsaken mostra sua musicalidade junto ao "Projeto Fortaleza Metal", uma cooperativa entre as bandas e o selo AnaitesZDP. "The Firmament", a primeira faixa do EP "Dangerous Path", representa o underground baiano. Neste mesmo ano, Gabriel Sousa substitui Getúlio D' Carvalho na guitarra.

Em maio de 2008, o Forsaken é convidado a participar do tributo da banda mineira Overdose, que comemora 25 anos de sua carreira, com a música "Your Way", do álbum "Addicted to Reality". O Forsaken apresenta uma versão death metal, sem perder a musicalidade heavy/trash metal da versão oficial. Em novembro do mesmo ano, Gabriel Sousa deixa as atividades da banda e Ricardo Lemos é convocado para assumir a guitarra.

No início de 2009, o Forsaken participa de mais uma coletânia underground, a "Guillotine Compilation", intitulada "Tunnel of Death". Este material teve uma boa repercursão internacional, sendo divulgado nos EUA, Emirados Árabes, Filipinas, Argentina, Finlândia, dentre outros.

Banda: Forsaken

Gênero: Death Metal\Melódico

Origem: Salvador\Ba

Discografia:

Dangerous Path - 2006
From The Darkest Poetries - 2000
Night Opera - 1999
Occult - 1998

Formação:

Bruno Fontes: drums, vocals [since 1998]
Lucianubis Santana: bass [1998-2000, since 2004]
Leandro Kastiphas: guitar, vocals [since 1999]
Rick Lemos: guitar, vocals [since 2009]


Links:

Um comentário:

Bruno Fontes disse...

Muito bom! Agradeço pelo apoio dado ao Forsaken por meio dessa divulgação! Valeu mesmo! Aproveito para avisar aos interessados em conhecer melhor a banda que todos os materiais oficiais foram disponibilizados, na íntegra, no YouTube. Lá será possível ouvir tudo, a hora que quiser! Agora é só curtir e bater cabeça! Atenciosamente, Bruno Fontes (Forsaken/Forsaken Records).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...