terça-feira, 22 de maio de 2012

HQ: Baiano cria universo próprio de personagens de HQ

Criado pelo designer baiano Oliver Borges, o Universo Aurora disponibiliza duas séries on line para amantes de ação e fantasia


Nas HQs, é  comum diversos personagens diferentes conviverem em um mesmo universo. É assim na Marvel (Homem-Aranha, Thor etc) e na DC (Superman, Batman etc) para ficar nos exemplos óbvios.

Agora, aqui em Salvador, um jovem e ambicioso criador arquiteta seu próprio universo de HQ, denominado Aurora Comics.

Habitado por ninjas, super-heróis, dragões e até um caçador de recompensas baiano, o universo criado pelo designer Oliver Borges se desenrola em séries contínuas de HQs on line, em um site próprio.

“A ideia é desconstruir esse tipo de ambiente super-heroico de HQ, transformando-o em algo mais humano, fugindo um pouco do padrão das roupinhas coladas e do maniqueísmo bem versus mal”, define Oliver.

Elaborado, o Universo Aurora conta com duas séries no ar, que se desenvolvem na mesma “realidade”, mas em tempos diferentes.

Uma Nova Vida se passa nos dias de hoje e é protagonizada majoritariamente pelo ninja Serpente, pelo caçador de recompensas Prego (o baiano) e pelo vigilante Mist.

Já Crepúsculo de Um Tempo Esquecido, com dragões, bárbaros e feiticeiros, se desenrola em um passado medieval que “foi intencionalmente ocultado pelos historiadores, para não causar pânico”, conta o quadrinista.

Há ainda a Aurora Comics Extra, que traz contos isolados e tapa pequenos buracos, contando o que ele chama de “bastidores do Universo Aurora”.

Álbum on demand

Em algum momento, as duas narrativas devem se cruzar, mas ele não revela como, nem quando. “Aí seria spoiler”, justifica, usando o jargão nerd de informação que estraga a leitura.

“São duas séries, por enquanto. Tá tudo on line e é gratuito. Como somos independentes e não temos apoio, só disponibilizamos edições impressas via gráfica por demanda. O primeiro álbum de luxo leva quinze dias para ficar pronto e sai em torno de R$ 35, de acordo com a cotação do dólar”, informa.

Sonho de garoto (ele começou a criar essas histórias em 1993), Oliver não ganha a vida fazendo quadrinhos, mas sim como designer freelancer.

“Sou um criador. Não quero desenhar para editoras gringas por que aposto muito nas minhas próprias ideias. Não sou só um desenhista, eu quero é contar minhas histórias”, diz.

Ao lado de seu irmão, Dan Borges, que também desenha, além de mais uns poucos colaboradores, Oliver já planeja expandir sua produção de quadrinhos, com duas graphic novels que se passam fora do Universo Aurora.

Mas nada da HQ indie sentimental que virou moda no Brasil. “Terá um traço diferente, mais artístico, mas só que a história é  na linha do policial e da ação”, avisa.

Leia / conheça: www.auroracomics.com
(fonte: rockloko)

Um comentário:

Monkey disse...

Adorei a notícia! Sempre torci pelas produções brasileiras, e esta sendo baiana, então! Também tenho o sonho de fazer o mesmo algum dia, mas ainda tenho que aprender muito a respeito de edição de imagem... Mas por hora, a Universo Aurora já ganhou um fã!

By Monkey - Renegados of Planet

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...